Alexandre Lourenço

Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

Alexandre Lourenço é Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, administrador Hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e aluno de Doutoramento na Nova School of Business & Economics. É membro da NOVA Healthcare Initiative – Research (NHI) e professor convidado da formação de executivos da Católica Lisbon School of Business & Economics e da NOVA School of Business & Economics. Coopera como consultor externo com a Organização Mundial de Saúde e é consultor do European Technical Advisory Group on Tuberculosis Control. Exerceu funções como técnico superior na Comissão Nacional da Luta Contra a Sida e no Alto Comissariado da Saúde, e de Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Ocupouo cargo de Diretor Coordenador de Financiamento e Contratualização da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e exerceu funções de Vogal do Conselho Diretivo da ACSS . Acompanhou e negociou a execução do Programa Assistência Económica e Financeira nas suas áreas de responsabilidade. Foi delegado à Assembleia Geral das Nações Unidas. Participou enquanto perito na Network on Fiscal Sustainability of Health Systems (OCDE), no Working Group on Ageing Populations and Sustainability (Comissão Europeia em apoio ao GPEARI), na Framework for Action towards Coordinated / Integrated Health Services Delivery (OMS), e na Comissão Especial de Financiamento em Saúde Pública (Congresso Federal do Brasil). 

Ana Paula Martins

Ana Paula Martins Silvestre Correia é Professora Auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa no Departamento de Sócio-Farmácia. É investigadora do iMED.UL (Medicines Research Institute Lisbon University) como investigadora na área da Farmacoepidemiologia e Farmácia-social. Tem dezenas de artigos publicados em Revistas Nacionais e Internacionais e participou como autor e co-autor em capítulos de Livros na área da Farmacoepidemiologia Foi Diretora de External Affairs e Market Access da MSD Portugal ( Merck &co. USA)) entre 2006-2014, Diretora do Centro de Estudos de Farmacoepidemiologia da ANF entre 1994-2006 e Secretária Geral da Ordem dos Farmacêuticos entre 1989 e 1992. Foi assessora do Ministro da Educação e do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares entre 1992 e 1994, tendo responsabilidades nas áreas do Programa Nacional de Combate às Toxicodependências e no Programa de Promoção da Saúde em Meio Escolar. Foi Diretora de Relações Institucionais da ANF entre Julho de 2014 e Outubro de 2015. Foi Presidente da Mesa da Assembleia Geral Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos entre 2009 e 2015. Foi membro da Direção da Associação Portuguesa de Epidemiologia. Foi membro da Task-force de Avaliação de Tecnologias da Saúde da European Federation Pharmaceutical Industry and Associations( EFPIA) em representação da APIFARMA. É, desde Março de 2015, membro Suplente do Conselho Nacional de ética para as Ciências da Vida ( Resolução da Assembleia da Republica 22-2015 de 22 de Março). É desde Fevereiro de 2016, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.

Diane Bell

MA (Hons) MSc FFP

After qualifying as a doctor in 1995, Diane trained in general medicine before switching to public health medicine. She held executive roles as director of strategy for various forms of payer organisation in England’s National Health Service (NHS). Diane was awarded a 2010-11 Commonwealth Fund Harkness Fellowship, during which she studied the perceptions of value amongst primary care physicians in three different American healthcare systems. Her last NHS post was as Director of Strategy & System Redesign at NHS Bedfordshire Clinical Commissioning Group where she devised the organisation’s approach to outcomes-based contracting and led the planning, development and implementation of the area’s pioneering outcomes-based prime contract for integrated musculoskeletal care.

In 2014, Diane joined a small consultancy focusing on outcomes-based care and has since led the development of outcomes frameworks and contracts across the length and breadth of England. In her current role at PA Consulting, she continues to promote ‘outcomes that matter’ as a unifying principle within – and across – health and care economies.

Elsa Frazão Mateus

Elsa Mateus é doutorada em Antropologia (especialidade Antropologia da Saúde) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.  Diagnosticada com artrite idiopática juvenil em 1977, é atualmente Presidente da Direção da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e membro da Direção do Standing Committee of People with Arthritis/Rheumatism in Europe na EULAR (European League Against Rheumatism). Faz parte da rede da EULAR de Patient Research Partners. Concluiu o curso Patient Expert on the Medicines Research & Development Process, pela EUPATI (European Patients' Academy on Therapeutic Innovation). É EUPATI Fellow e coordena a National Liaison Team para o estabelecimento de uma plataforma nacional da EUPATI.

Eurico Castro Alves

Director, Centro Hospitalar do Porto

Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. É médico com especialidade em Cirurgia Geral e Director do Centro Hospitalar do Porto.

Completou a sua formação em Cirurgia Geral na Southern Ilinois University Medical School e no Cook County Hospital of Chicago, em Ilinois, nos EUA. É pós-graduado com competência em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e Ordem dos Médicos e em Liderança e Networking pela Universidade Nova de Lisboa. Fez o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School e o Program Advanced Management pelo Instituto de Estudos Superiores, Financeiros e Fiscais do Porto.

De 2005 a 2012 foi vogal do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde. Em 2007 foi nomeado pelo Ministro da Saúde para o Conselho Consultivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (CNADCA).Entre setembro de 2012 e outubro de 2015 foi presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos da Saúde, I.P.

Publicou e coordenou diversos trabalhos na área da Cirurgia Geral, regulação e qualidade em saúde. Foi mentor do Grupo Europeu de Combate à Contrafação de Medicamentos (WGEO) e integrou o Grupo dos Chefes das Agências do Medicamento no Espaço Económico Europeu.

Fernando Regateiro

É médico e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) desde 17/5/2004. Possui a “competência em gestão de serviços de saúde” pela Ordem dos Médicos. É membro do Conselho Científico da FMUC. É académico titular da cadeira XL, da Academia Portuguesa de Medicina. É o coordenador-geral do Mestrado Integrado (MI) em Medicina da Universidade de Cabo Verde. É o coordenador da rede de infra-estruturas UCGenomics, um nó da rede Genome Portugal. É o coordenador da área da cooperação internacional da FMUC. É o Coordenador Nacional para a Reforma do SNS na área dos Cuidados Hospitalares (a partir de Set/2016). É director do Serviço de Genética da FMUC. Rege o ensino de Genética no MI de Medicina da FMUC e das Universidades dos Açores e de Cabo Verde, no MI de Psicologia e na licenciatura em Química Medicinal. É coordenador da Unidade Curricular de “Genética e cancro hereditário” do Programa de Doutoramento da FMUC, em Ciências da Saúde. Foi presidente do Conselho de Administração da ARSC - Administração Regional de Saúde do Centro (2005-2007) (orçamento: ~1.500 M€) e vogal (2001-2002). Foi director do Centro de Histocompatibilidade do Centro (1999-2005). Foi condecorado, pelo Governo da República de Cabo Verde, com a Medalha de Mérito, em 1º grau, em Abril de 2016.

Francisco Nuno Rocha Gonçalves

Atualmente é Vogal do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto.
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto e doutorado em Gestão pela Universidade de Lisboa.
Ao longo da s/ carreira colaborou com diversas empresas do cluster da saúde em áreas de gestão e avaliação económica de tecnologias de saúde.
É docente do ensino superior, nomeadamente Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e no ISEG – Universidade de Lisboa.        
Tem diversas publicações e apresentações de caráter técnico-científica em gestão de saúde.

Luís Costa

Director do Departamento de Oncologia do Hospital de Santa Maria

Luís Costa é diretor do Departamento de Oncologia do Hospital de Santa Maria, e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Completou a tese de doutoramento em Oncologia Médica em 2002. Dirige a Translacional Clinical Oncology Research Unit no IMM desde 2007. Foi professor visitante no MD Anderson Cancer Center, em 2003 e 2004, e tornou-se um membro da Diretoria para o Curso de Mestrado em Medicina Paliativa da Universidade de Lisboa e do Mestrado de Oncobiologia. Exerce também funções como diretor do Centro de Investigação Clínica do Centro Académico de Medicina de Lisboa e é presidente da ASPIC (Associação Portuguesa para Investigação do Cancro). É membro da comissão para a criação dos centros de referência em Portugal. A sua carreira científica conduziu à publicação de mais de 60 artigos em revistas internacionais.

Luis Filipe Ferreira da Cruz Matos

Administrador Hospitalar,  Centro Hospitalar do Porto e ULS Matosinhos

Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Pós-Graduado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública e Licenciado em Administração e Gestão de Empresa pela Universidade Católica no Porto. Atualmente desempenha funções de Administrador Hospitalar no Hospitalar da Prelada da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Ao longo dos 15 anos de carreira já desempenhei funções dirigentes como membro do Conselho Diretivo da ACSS e nos Conselhos de Administração do Centro Hospitalar Trás-Os-Montes e Alto Douro, de Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e do Hospital de Aveiro. De novembro de 2011 a março de 2014, fui gestor da Parceria Público-Privada do Hospital de Braga na Administração Regional do Norte, I.P. Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar do Porto e na ULS de Matosinhos. Docente Universitário na Universidade Lusíada do Porto e na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto.

Paulo Gonçalves

Partner & Managing Director

Paulo Gonçalves é Partner na BCG (The Boston Consulting Group) desde 2011, e é atualmente o responsável pela área de Saúde na Ibéria. Ingressou na BCG em 2001, no escritório de Lisboa e entre 2005 e 2010 esteve no escritório de Madrid. Desde 2011 que se encontra em Barcelona, sendo responsável do escritório local da BCG.

A sua atividade na área da Saúde desenvolve-se em diferentes sectores, desde a empresa farmacêutica, às associações de doentes, passando pela atividade de prestação de cuidados de saúde e pela distribuição de medicamentos a nível armazenista e farmácia. Durante os 13 anos de experiencia em Consultoria na área da Saúde desenvolveu mais de 200 projetos para o sector, abrangendo temas diferentes, com experiência concreta de desenho e apoio á implementação de mecanismo inovadores de comercialização e acesso ao mercado de produtos e serviços farmacêuticos, assim como na avaliação e apoio á decisão de investimento em diferentes situações. Na sua experiência conta-se também alguns projetos na área do retalho especializado e generalista.

É licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e possui um MBA pela Universidade Católica. Antes da BCG trabalhou durante 5 anos na área Comercial (Vendas, Market Research e Marketing) em diferentes empresas do sector farmacêutico. É fluente em Português, Inglês e Castelhano, e têm um entendimento razoável de Catalão e Francês.

Ricardo Baptista Leite

Deputado à Assembleia da República | Médico | Professor Universitário | Vereador

Deputado à Assembleia da República, a cumprir segundo mandato (2011-presente), atualmente como membro efetivo da Comissão de Saúde, da Comissão de Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas (CNECP), do Grupo de Trabalho Parlamento Digital e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Canadá. É também Médico Coordenador de Saúde Pública no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Assistente Convidado na Nova Medical School e Coordenador da Unidade de Saúde Sustentável na NOVA Information Management School e Senior Fellow na New Westminster College (BC, Canadá). Fundou a CREATING HEALTH – Research and Innovation Funding, uma organização sem fins lucrativos, e foi o autor principal do livro "Cidadania para a Saúde" (2015) o qual incide sobre a importância do papel dos cidadãos na promoção da saúde.

 

Victor Herdeiro

Presidente, Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Victor Herdeiro é  Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Presidente da Unidade Local de Saúde de Matosinhos e Vice-presidente do SCEA and Board member da European Association of Hospital Managers (EAHM)

É Licenciado em Direito e Administrador Hospitalar pela ENSP, tendo uma Pós-Graduação em Direito da Medicina. Foi Administrador do Hospital Infante D. Pedro e Director do Serviço de Aprovisionamento e Hoteleiro do Hospital Geral de Santo António.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>