João Torres

João Torres é  Presidente do Conselho de administração da EDP Distribuição, empresa portuguesa que é o Operador de Rede de Distribuição em Portugal continental, o qual distribui energia elétrica a mais de 6 milhões de consumidores.

 Atualmente, é também Presidente da EDSO for Smart Grids, associação que representa os interesses de vários Operadores de Rede de Distribuição, que fornecem mais de 70% da eletricidade consumida na Europa, e que lidera o processo de integração das redes inteligentes.

 João Torres pertence aos quadros do Grupo EDP desde 1982. Antes de assumir as funções de CEO da EDP Distribuição, em 2006, exerceu funções de gestão em áreas tão distintas como a geração e distribuição de energia elétrica, recursos humanos, cuidados de saúde e formação, para além da criação da empresa de serviços partilhados do Grupo.

 Sob a sua liderança, a EDP Distribuição promoveu e implementou diversas iniciativas no âmbito das redes elétricas do futuro, nomeadamente o premiado projeto InovGrid e a InovCity em Évora, demonstrando o valor das vertentes tecnológica, social e económica da implementação das redes inteligentes.