Manuel Rodrigues

Secretário de Estado das Finanças

Manuel Rodrigues, nasceu em Cascais, em 1980. É doutorado em Gestão (Ph.D) com especialidade na área de Finanças pela Cranfield University School of Management, no Reino Unido. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Tem um MBA (Master in Business Administration) pelo IESE Business School, Universidade de Navarra, tendo completado o MBA Exchange Program da Kellogg School of Management da Northwestern University, em Chicago. Realizou o Global Competitiveness Leadership Program na Universidade de Georgetown, Washington D.C., e uma pós-graduação em Fiscalidade pelo ISCTE.Entre outros desempenhou os seguintes cargos: docente em Finanças na AESE - Escola e Direção de Negócios até 2012, diretor-geral da Naves - Sociedade de Capital de Risco em 2012, consultor, na área de estratégia, nos escritórios de Madrid da Boston Consulting Group, em 2006 e da A. T. Kearney, em 2005. Foi Vice-Presidente do Partido Social Democrata entre 2010 e 2012, tendo integrado a equipa do PSD que negociou o Orçamento de Estado de 2011. Realizou investigação na área de análise de risco de crédito, tendo desenvolvido uma extensão do modelo dos prémios Nobel Myron Scholes e Robert Merton, e Fisher Black, para pricing de credit spreads, apresentado na Financial Management Association, em Atlanta em outubro de 2012. Desenvolveu ainda investigação relativa à velocidade de disseminação de informação em mercados financeiros. É co-autor, entre outros, dos seguintes trabalhos científicos: «The Performance of Structural Models in Pricing Credit Spreads» e «Risk-adjusted returns of CDS and Equity Trading Strategies and a Test Market Efficiency and Price Discovery».

António Manuel Cardoso Belo

Administrador Delegado, Mapfre Seguros Gerais, S.A.

António Manuel Cardoso Belo é desde 2005 Administrador Delegado da Mapfre Seguros Gerais, S.A. É, desde 2010, Presidente da MAPFRE SEGUROS DE VIDA, S.A. e mais recentemente (desde 2013), Membro do Comité Directivo da Divisão de Seguros Espanha e Portugal. Durante dois anos (2010 – 2012) foi Presidente da FINIBANCO VIDA, S.A. Foi Vogal do Conselho de Administração da MAPFRE SEGUROS GERAIS, S.A. e Director Regional Norte da MAPFRE SEGUROS GERAIS, S.A. Possui um Programa de Direcção de Empresas (PADE) pelo Instituto de Estudos Superiores da Empresa (AESE-IESE) - (Universidade de Navarra).

Carlos Maia

Partner, PwC Portugal

Responsável pela prestação de serviços de auditoria e de assessoria financeira a entidades seguradoras. Possui vasta experiência em Portugal e em países africanos de expressão Portuguesa, na auditoria a Seguradoras, destacando-se Alico, Axa Portugal, Axa Vida, Barclays Vida, Crédito Agrícola Vida, Crédito Agrícola Seguros, Europ Assistance, Eurovida, Generali Vida, Generali Seguros, Groupama Vida, Groupama Seguros, Lusitania Vida, Lusitania Seguros, Metlife, N Seguros, Popular Seguros, Seguro Directo, Zurich Vida, Zurich Seguros, Global Alliance (Moçambique) e Seguradora Internacional de Moçambique – SIM (Moçambique). Coordenou diversos projetos de conversão para IFRS em Seguradoras Portuguesas, tendo também acumulado experiência na condução de “due diligences” desenvolvidas no setor segurador, aquando de aquisições/fusões e na reestruturação societária (regulatório, fiscal e gestão de projeto) de Seguradoras. É Revisor Oficial de Contas, membro da comissão técnica da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas para o setor segurador, membro do comité técnico da PwC Portugal para o setor segurador, membro do PwC Academy Board e formador acreditado pelo IEFP.

José Almaça

Presidente, ISP

Presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP) desde 1 de setembro de 2012. Nesta qualidade, integra, entre outros cargos, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros; o Comité Nacional para a Estabilidade Financeira, o Conselho de Supervisores da Autoridade Europeia de Supervisão dos Seguros e Pensões Complementares de reforma (EIOPA) e o European Systemic Risk Board (ESRB). Nasceu em 22 de novembro de 1952. É doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Autónoma de Madrid (1997) onde é Professor Honorário. Professor Catedrático na área de Estratégia Empresarial, Professor convidado da Universidade da Extremadura no Curso de Doutoramento em Economia Financeira e Contabilidade e Professor na EBS – Extremadura Business School, Espanha. Professor convidado na Universidad Austral de Buenos Aires, Javeriana de Bogotá e Ibero-Americana de Puebla, no México. Foi Provedor do Cliente da CA – Seguros, Companhia de Seguros de Ramos Reais, S.A. entre 2009 e 2012, e vogal do Conselho Fiscal das Companhias Victoria Internacional de Portugal, SGPS, S. A., Victoria-Seguros, S. A., e Victoria - Seguros de Vida, S. A. Foi presidente do Conselho Fiscal da Companhia de Seguros Victoria, S.A. (1994-2009) e presidente do Comité de Investimentos da Finanser, S.A. (2005-2009). Foi coordenador da área financeira do Master em Gestão Seguradora desenvolvido pela Fundación Mapfre Estudios, em colaboraçao com a Universidade Pontificia de Salamanca (1992-1997). Entre 1994 e 1996 foi Administrador do World Trade Center – Lisboa. Foi Administrador-Delegado das Minas de Jalles, S.A. (1984-1992).

Pedro Seixas Vale

Presidente do Conselho de Direcção, Assoicação Portuguesa de Seguradores

É actualmente Presidente do Conselho de Direcção da Associação Portuguesa de Seguradores. Foi, desde 1974 até 2009, Membro de Administração de Diversas Empresas de Seguros, nomeadamente, Mundial/Confiança , Grupo Bonança e Allianz Portugal. Formação: Licenciatura em Economia. Carreira Universitária: ISEG e ISCTE, 1972-1975.

Rodrigo Esteves

Director de Marketing, Liberty Seguros

A Liberty Seguros está presente, em Portugal, desde 23 de Maio de 2003. Conta com dez décadas de experiência, aliada à dedicação de cada um dos seus 490 Colaboradores, na procura de melhores soluções de proteção para as famílias portuguesas, os particulares e para as micro, pequenas e médias empresas. Em todo o território nacional a Companhia conta com uma vasta rede de Espaços Liberty Seguros e escritórios de Agentes de Seguros, aliados estrategicamente à Companhia, através dos quais se oferece uma ampla gama de produtos e serviços que permitem aos Clientes usufruir de uma Vida mais segura e protegida. Em Portugal, como no resto do mundo, a Liberty Seguros encontra Valores como a Solidariedade, o Espírito de Equipa, a Dedicação, o Empenho no Trabalho e a Responsabilidade para com a Comunidade os Valores mais importantes que regem e que estão em perfeita sintonia com a sua missão: Pela protecção dos valores da vida.

Santi Cianci

CEO, Generali

É o actual Director Geral da Sucursal para Portugal da Assicurazioni Generali S.p.A., Administrador Delegado da Generali Vida S.A.; e, Presidente da Câmara de Comércio Italiana para Portugal. Anteriormente desempenhava funções enquanto Vice-Presidente Executivo da Generali do Brasil. Foi Membro do Conselho Director GeS-Sudameris Generali Companhia de Seguros de Vida e previdência (Brasil), Membro do Conselho Director de FENASEG – Brasil, Membro do Conselho Director da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira de São Paulo por dois mandatos e Gerente Técnico-Comercial da Delegação de Roma da Assicurazioni Generali S.p.A. Possui um doutoramento em Direito pela Universitá Statale di Roma “La Sapienza”.

Teresa Mira Godinho

Administradora-Delegada, Companhia de Seguros Allianz

É desde 2011 Administradora-Delegada na Companhia de Seguros Allianz Portugal. O seu percurso na Allianz teve início em 1994, enquanto Técnica de Planeamento e Controle. Evoluindo continuadamente no Grupo Allianz, o seu percurso profissional passou até pela Alemanha, desempenhando funções de Controller Financial e mais recentemente pelo Brasil, enquanto Chief Financial Officer. Possui uma Licenciatura em Economia, assim como uma Pós-Graduação em Gestão Seguradora, ambas pela Universidade Católica Portuguesa. Possui igualmente diversos cursos de formação internacional no Grupo Allianz sobre Marketing, Liderança, Finanças, Gestão Seguradora e Desenvolvimento de Carreiras.