Gabriel Bernardino

Presidente, European Insurance and Occupational Pensions Authority (EIOPA)

Gabriel Bernardino é o Presidente da European Insurance and Occupational Pensions Authority (EIOPA). É responsável pela orientação estratégica da EIOPA e representa a autoridade no Conselho da União Europeia, na Comissão Europeia e no Parlamento Europeu. O Sr. Bernardino prepara o trabalho do Board of Supervisors da EIOPA e também preside às reuniões do Board of Supervisors e do Management Board.
Sr. Bernardino é o primeiro presidente da EIOPA. Foi eleito pelo Board of Supervisors da EIOPA em 10 de Janeiro de 2011. A sua nomeação seguiu uma pré-selecção da Comissão Europeia e foi confirmada pelo Parlamento Europeu após uma audiência pública realizada a 1 de Fevereiro de 2011. O Sr. Bernardino assumiu as suas responsabilidades em 1 de Março, 2011.
Antes da sua função actual, o Sr. Bernardino era o Director-Geral da Direcção de Desenvolvimento e Relações Institucionais do Instituto de Seguros de Portugal (ISP). Teve vários cargos de responsabilidade crescente, desde que se juntou ao ISP em 1989 e representou a organização anterior da EIOPA, o CEIOPS, como Presidente entre Outubro de 2009 e Dezembro de 2010.
José Almaça

Presidente, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões

Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (antigo ISP) desde 1 de setembro de 2012. Nesta qualidade, integra, entre outros cargos, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros; o Comité Nacional para a Estabilidade Financeira, o Conselho de Supervisores da Autoridade Europeia de Supervisão dos Seguros e Pensões Complementares de reforma (EIOPA) e o European Systemic Risk Board (ESRB). É doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Autónoma de Madrid (1997) onde é Professor Honorário. Professor Catedrático na área de Estratégia Empresarial, Professor convidado da Universidade da Extremadura no Curso de Doutoramento em Economia Financeira e Contabilidade e Professor na EBS – Extremadura Business School. Professor convidado na Universidad Austral de Buenos Aires, Javeriana de Bogotá e Ibero-Americana de Puebla, no México. Foi Provedor do Cliente da CA – Seguros, Companhia de Seguros de Ramos Reais, S.A., e vogal do Conselho Fiscal das Companhias Victoria Internacional de Portugal, SGPS, S. A., Victoria-Seguros, S. A., e Victoria - Seguros de Vida, S. A. Foi presidente do Conselho Fiscal da Companhia de Seguros Victoria, S.A. e presidente do Comité de Investimentos da Finanser, S.A.. Foi coordenador da área financeira do Master em Gestão Seguradora desenvolvido pela Fundación Mapfre Estudios, em colaboraçao com a Universidade Pontificia de Salamanca. Foi Administrador do World Trade Center – Lisboa, e Administrador-Delegado das Minas de Jalles, S.A.
António Pedro Silva

Director da Rede de Lojas, CTT

É Diretor da Rede de Lojas dos CTT, desde Janeiro de 2013. Anteriormente exerceu as seguintes funções: Gestor da Rede Comercial Sul, entre 2010 e 2012; Responsável pelo Projeto de Redimensionamento do Atendimento, em 2010; Assessor de Direção, de 2005 a 2006-2009; e Diretor de Zona Comercial, 2004. Integrou os quadros dos CTT Correios de Portugal com funções de gestão e coordenação de Rede, em Julho de 2004. Antes de ingressar nos CTT, integrou os quadros do Banco Comercial Português, em 1989. E desempenhou funções de gestão no Grupo Millennium BCP, entre 1991 e 2004. Concluiu o ensino secundário, 1984.
João Amaral Tomaz

Administrador, Banco de Portugal

Tomou posse como administrador do Banco de Portugal a 14 de Setembro de 2011. Foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais (2005-2008) e Mediador do Crédito (2009-2011). É personalidade cooptada do Conselho de Prevenção da Corrupção. Integrou o painel de especialistas do Departamento de Finanças Públicas do FMI. Foi consultor da Agência Portuguesa para o Investimento (2004), conselheiro da Embaixada de Portugal em Londres (2002-2003), membro do grupo de ‘alternates’ do Comité Económico e Financeiro (2000-2002), Coordenador dos Assuntos Económicos e Financeiros na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (1993-2001); membro do Comité da Política Económica da União Europeia (1993 a 2001). Exerceu funções de coordenação no Estudo da Política Fiscal, Competitividade, Eficiência e Justiça do Sistema Fiscal (2009). Professor associado convidado no ISEG desde 2008, lecionou no Instituto Nacional de Administração, no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e no Instituto do FMI. É autor e co-autor de várias obras sobre temáticas fiscais e da União Europeia e tem artigos publicados em jornais e revistas da especialidade. É licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa (atual ISEG).
Jorge Lima

Chief Risk Officer, Compliance Officer, Generali

É responsável pelas funções de Gestão de Riscos, Controlo Interno e Compliance nas seguradoras do Grupo Generali a operar em Portugal. Com uma experiência de 20 anos abrangendo áreas como o planeamento estratégico, risco, controlo interno e compliance, assume a responsabilidade por assegurar a implementação do sistema de gestão de riscos e controlo interno e todos os processos necessários à adaptação ao regime Solvência II. Possui uma licenciatura em Economia e uma Pós Graduação em Economia Monetária e Financeira pela Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior de Economia e Gestão, bem como um Mestrado em Direção de Seguradoras e Fundos de Pensões pela Universidade de Barcelona/Instituto de Formação Actuarial.
Luís Cervantes

Presidente, APROSE – Associação Portuguesa de Mediação Profissional de Seguros

É atualmente Presidente da Direção da APROSE, eleito em 15/03/2014. Entre 16 de abril de 2011 e 14 de março de 2014 foi Vice-Presidente da Direção, responsável pela área dos agentes de seguros. É Administrador do Grupo Sabseg, desde 2010. Foi Membro do Conselho Executivo da AXA, entre 2006 e 2010; Assessor da Administração da Tranquilidade, em 2005; Quadro Directivo do BES – Banco Espírito Santo, entre 1993 e 2005. É licenciado em Economia pela Faculdade Economia do Porto e possui uma Pós-Graduação em Gestão de Risco e Produtos Derivados.
Marta Alarcão Troni

CFO e Administradora, Liberty Seguros

Desde 2007 é CFO e Administradora da Liberty Seguros, sendo responsável pela Direcção Financeira, nomeadamente pelas seguintes áreas: Contabilidade Geral; Tesouraria; Faturação; Cobranças; Compras; Gestão de Imóveis; Controlo Interno / SOX; Segurança da Informação e Gestão de Riscos; Controlo de Gestão. Anteriormente foi CFO das seguintes empresas da Mondial Assistance Portugal, Serviços de Assistência Lda, e da Elvia Reiseversicherungs-Gesellschaft – Sucursal em Portugal. Entre 1995 e 2003 foi consultora da KPMG. Tem participado como oradora em diversas conferências, em Portugal e no estrangeiro, sobre a indústria seguradora. Possui uma licenciatura em Economia pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresarias da Universidade Católica Portuguesa. Tem ainda um curso em Impostos Diferidos ministrado pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.
Pedro Seixas Vale

Presidente do Conselho de Direcção, Associação Portuguesa de Seguradores

É actualmente Presidente do Conselho de Direcção da Associação Portuguesa de Seguradores. Foi, desde 1974 até 2009, Membro de Administração de Diversas Empresas de Seguros, nomeadamente, Mundial/Confiança , Grupo Bonança e Allianz Portugal. Formação: Licenciatura em Economia. Carreira Universitária: ISEG e ISCTE, 1972-1975.
Rita Costa

Partner, EY

É responsável pela linha de serviço de Financial Services-Risk. Tem uma experiência significativa na prestação de serviços de consultoria, nomeadamente na liderança de programas de implementação de Basileia II/III, com incidência quantitativa e qualitativa. Possui uma licenciatura em Matemáticas Aplicadas e uma pós-graduação em Matemáticas Financeiras pela Universidade Nova de Lisboa e ainda uma Pós-Graduação em Gestão de Instituições Financeiras pela Universidade Católica Portuguesa.
Vítor Reis

Diretor Financeiro, MAPFRE Portugal, e Vice-Presidente, MAPFRE-Seguros de Vida S.A.

Desde setembro de 1994 até à data, exerce funções no grupo segurador MAPFRE. Dos aspetos mais relevantes do seu percurso destacam-se os seguintes: em abril de 2010 foi nomeado Vogal do Conselho de Administração da Finibanco Vida, SA, cargo a que renunciou em dezembro de 2012 na sequência da venda da participação do grupo. Em janeiro de 2010 foi nomeado Vice-Presidente do Conselho de Administração da Mapfre Seguros de Vida, SA, seguradora do grupo que se dedica à exploração do ramo Vida (em acumulação com as responsabilidades assumidas em janeiro de 2007 e 2009). Em janeiro de 2009 foi nomeado presidente do Comité Técnico dos ramos de Caução e Crédito, função desempenhada em acumulação com as anteriores. Em janeiro de 2007 foi nomeado membro da Comissão Diretiva, com a responsabilidade delegada das áreas de Tecnologias e Gestão de Risco e Controlo Interno, além da Direção Financeira que exerce diretamente. Em janeiro de 2006 foi nomeado responsável pela Área de Gestão de Risco e Controlo Interno, cargo que exerceu até dezembro de 2007 em acumulação com a Direção Financeira, data em que aquela área foi autonomizada em cumprimento das recomendações contidas nas normas. É licenciado em Economia, na área da Economia da Empresa, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Possui uma Pós-graduação em Políticas de Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Autónoma de Lisboa. Ano Programa de Alta Direção de Empresas, pela AESE. Possui um Executive Master em Gestão com especialização em Marketing Estratégico, pela Universidade Católica Portuguesa. É membro da Ordem dos Economistas e da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.