Gabriel Bernardino

Presidente, European Insurance and Occupational Pensions Authority (EIOPA)

Gabriel Bernardino é o Presidente da European Insurance and Occupational Pensions Authority (EIOPA). É responsável pela orientação estratégica da EIOPA e representa a autoridade no Conselho da União Europeia, na Comissão Europeia e no Parlamento Europeu. O Sr. Bernardino prepara o trabalho do Board of Supervisors da EIOPA e também preside às reuniões do Board of Supervisors e do Management Board.
Sr. Bernardino é o primeiro presidente da EIOPA. Foi eleito pelo Board of Supervisors da EIOPA em 10 de Janeiro de 2011. A sua nomeação seguiu uma pré-selecção da Comissão Europeia e foi confirmada pelo Parlamento Europeu após uma audiência pública realizada a 1 de Fevereiro de 2011. O Sr. Bernardino assumiu as suas responsabilidades em 1 de Março, 2011.
Antes da sua função actual, o Sr. Bernardino era o Director-Geral da Direcção de Desenvolvimento e Relações Institucionais do Instituto de Seguros de Portugal (ISP). Teve vários cargos de responsabilidade crescente, desde que se juntou ao ISP em 1989 e representou a organização anterior da EIOPA, o CEIOPS, como Presidente entre Outubro de 2009 e Dezembro de 2010.

Ana Martins Pereira

Vice-Presidente, Instituto dos Actuários Portugueses

Membro do Comité Insurance Regulation e do Comité do Orsa da International Association of Actuaries (IAA). Membro do Comité Insurance da Actuarial Association of Europeia (AAE). Actuária Responsável da BPI Vida e Pensões. Desde de 1998 pertence à direcção da BPI Vida e Pensões, sendo responsável pela área de seguros, anteriormente pertenceu à direcção da companhia de seguros Scottish Union. Licenciada em Matemáticas Aplicadas pela Universidade de Ciências de Lisboa, Pós-Graduação em Ciências Actuariais e Gestão de Activos Financeiros, pelo ISEG. Pós-Graduação em Ciências Actuariais do Ramo não Vida, pela Universidade Católica Portuguesa.

Gastão Taveira

CEO, i2S

O Gastão Taveira está com a i2S desde Maio de 2016. Antes de se juntar à i2S, foi CEO da Altitude Software durante 12 anos, tendo feito parte do consórcio de investidores que compraram a empresa e a retiraram da falência. Além disso, este envolvido como investidor em duas empresas de sucesso: a Enabler (que foi adquirida pela Wipro) e a MobiComp (que foi adquirida pela Microsoft). Passou também pela Mckinsey & Company como consultor estratégico e pela área de seguros do Credit Suisse. Gastão é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto e possui um MBA na INSEAD.
José Almaça

Presidente, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões

Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (antigo ISP) desde 1 de setembro de 2012. Nesta qualidade, integra, entre outros cargos, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros; o Comité Nacional para a Estabilidade Financeira, o Conselho de Supervisores da Autoridade Europeia de Supervisão dos Seguros e Pensões Complementares de reforma (EIOPA) e o European Systemic Risk Board (ESRB). É doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Autónoma de Madrid (1997) onde é Professor Honorário. Professor Catedrático na área de Estratégia Empresarial, Professor convidado da Universidade da Extremadura no Curso de Doutoramento em Economia Financeira e Contabilidade e Professor na EBS – Extremadura Business School. Professor convidado na Universidad Austral de Buenos Aires, Javeriana de Bogotá e Ibero-Americana de Puebla, no México. Foi Provedor do Cliente da CA – Seguros, Companhia de Seguros de Ramos Reais, S.A., e vogal do Conselho Fiscal das Companhias Victoria Internacional de Portugal, SGPS, S. A., Victoria-Seguros, S. A., e Victoria - Seguros de Vida, S. A. Foi presidente do Conselho Fiscal da Companhia de Seguros Victoria, S.A. e presidente do Comité de Investimentos da Finanser, S.A.. Foi coordenador da área financeira do Master em Gestão Seguradora desenvolvido pela Fundación Mapfre Estudios, em colaboraçao com a Universidade Pontificia de Salamanca. Foi Administrador do World Trade Center – Lisboa, e Administrador-Delegado das Minas de Jalles, S.A.
José Galamba de Oliveira

Presidente, APS – Associação Portuguesa de Seguradores

José Galamba de Oliveira tem 57 anos, é licenciado em Engenharia Mecânica, pela Universidade de Manchester (UK), frequentou ainda alguns cursos de pós-graduação na Universidade Católica e no INSEAD, e tem uma vasta experiência de mais de 30 anos na área de consultoria de gestão e tecnologia em diversos sectores, com especial enfase no sector financeiro (banca, seguros e mercado de capitais), em instituições nacionais e internacionais. Tem liderado seminários, escrito artigos de opinião, participado em conferências, e ministrado aulas e programas de pós-graduação em tópicos relacionados com temáticas relativas aos desafios do sector financeiro ou da gestão em geral.
Flavia Rodríguez-Ponga

Directora-Geral, Consorcio de Compensación de Seguros

Actualmente é Directora Geral do Consórcio de Compensação de Seguros, sob a tutela Ministério de Economia. Assume também outros cargos, tais como vogal do Patronato da Fundação de Estudos Financeiros, e vogal da Junta Consultora de Seguros e Fundos de Pensões. Anteriormente exerceu funções como directora-geral dos Seguros e Fundos de Pensões do Ministério de Economia, Indústria e Competitividade. No sector público, a sua experiência inclui a participação activa na definição do regulamento e implementação sectorial da norma de Solvência I (1995-2004) e Solvência II (2012 a 2017). No sector privado, destaca-se o lançamento da expansão geográfica do Grupo Mutua Madrileña; e a introdução e actualização de produtos e serviços na vanguarda do sector. Recebeu várias distinções, nomeadamente Méritos por Serviços Prestados, pela participação num grupo encarregado de coordenar a introdução do euro e, em 2016, o Prémio Galiza Segura da DGSFP, pela defesa do seguro de vida espanhol na Europa. É licenciada em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madrid, e também em Direito, pela Universidade Europeia de Madrid.




Luis Cardoso

Diretor de Inovação e Projetos, Liberty

Luís Pereira Coutinho

Presidente Executivo, Banco CTT

Luís Pereira Coutinho é CEO do Banco CTT desde a sua constituição em 2015. Com uma vasta experiência financeira e bancária, foi Administrador Executivo do Millennium BCP, entre 2008 e 2015, responsável por diversas operações internacionais do grupo tendo sido nessa qualidade membro do Supervisory Board do Bank Millennium (Polónia) e Chairman da Banca Millennium (Roménia), do Millennium Bank, S.A. (Grécia), da Banque Privée BCP (Suisse) e da BCP Holdings (USA). Foi também Presidente do Conselho de Administração do Banco ActivoBank e da BCP Capital – Sociedade de Capital de Risco, bem como Administrador não executivo da Millennium BCP Ageas SGPS, da Ocidental Vida e da Ocidental Pensões.  Anteriormente, foi Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo do Bank Millennium (Polónia) e Administrador Executivo do Banco Mello. É licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa.

Nuno Luís Sapateiro

Associado Sénior, PLMJ

Nuno Luís Sapateiro é Associado Sénior de PLMJ desde 2011 e especialista nas área de Corporate/M&A, Direito dos Seguros e Direito Aeronáutico, tendo estado envolvido em várias operações nas suas áreas de especialização e contando com uma experiência acumulada em matérias de regulatório e operações transfronteiriças de seguros. Nuno Luís Sapateiro é um dos coordenadores das equipas multidisciplinares dedicadas às áreas de Seguros e Aviação, tem sido responsável pela coordenação dos dossiers relativos a estes nichos de mercado e pela ligação com as respetivas autoridades de supervisão em Portugal. Nota ainda para o facto de já ter redigido vários artigos e participado como orador em conferências inseridas nas suas áreas de especialização, com particular enfoque no setor dos Seguros. É licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, possui uma Pós-graduação em Direito da Energia pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e uma Pós-graduação em Direito dos Seguros pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pela Secção Portuguesa da Associação Internacional do Direito dos Seguros.

Rogério Dias

Director-Geral da Generali – Companhia de Seguros

Rogério Dias é Diretor-Geral da Generali – Companhia de Seguros, S.A., acumulando funções como Chief Commercial Officer para as seguradoras Vida e Não Vida do Grupo Generali em Portugal, fazendo parte da Comissão Executiva.  Com experiência na atividade seguradora desde 1990, assumindo responsabilidades em diversas áreas de âmbito técnico e comercial. Tem representando a Generali Portugal em diversos grupos de trabalho a nível internacional, onde se destacam projetos relacionados com novas tecnologias na distribuição, Insurance Distribution Directive (IDD) e PRIIPs, bem como outros programas a implementar em diversos países. Licenciado em Gestão de Empresas, com pós-graduação em Sales Management pelo INDEG, pós-graduação em Liderança pelo IMD Business School (Lausanne), Mestrado em Marketing pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, com tese sobre estratégia de multiacesso em seguros, fazendo parte do Top Executive Master 2012/2013.

Rui Neves

Senior Partner, McKinsey & Company

Rui neves é Senior Partner no escritório da Península Ibérica da McKinsey & Company, tendo ingressado no escritório de Lisboa há 16 anos. A sua actividade tem especial enfoque nos sectores de Seguros e Banca, possuindo uma vasta experiência no apoio a organizações em todo o mundo, designadamente na definição e implementação de estratégias que alavancam o digital, advanced analytics e transformação rápida. É actualmente líder da Prática Profissional da McKinsey para o sector de Seguros e Gestão de Activos na Europa, com enfoque em bancassurance e seguros directos. Exemplos seleccionados de projectos recentes incluem:

definição de estratégia de bancassurance para um player global de banca; desenvolvimento um plano estratégico para uma seguradora espanhola líder de mercado; avaliação de uma unidade de seguros de um dos principais bancos espanhóis; apoio ao desenho e implantação da abordagem de mercado para linhas comerciais de uma seguradora líder em Portugal e no Brasil; utilização de dados bancários para melhoria do desempenho da operação de bancassurance automóvel e residencial nos EUA; desenho da proposta de valor e a abordagem "go-to-market" para capturar oportunidades de PME nos EUA; apoio ao turnaround de uma rede de agentes responsável pela comercialização de produtos bancários no Brasil; desenho da estratégia internacional para a América Latina, para uma seguradora global.

Rui Neves possui uma licenciatura em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto, e um MsC em Aeronáutica pelo Imperial College, Londres.